Por Anderson Eliziário
O presidente do diretório do Partido Democrático Trabalhista de Pedra Lavrada (PDT-PL), Alexsandro Buriti, apresentou na última segunda-feira, 12 de agosto, um pedido de impugnação (questionamento) contra o registro de candidatura do atual prefeito de Pedra Lavrada, José Antônio Vasconcelos da Costa, conhecido como Tota Guedes (União Brasil). O prefeito e pré-candidato, que busca a reeleição para um quarto mandato, teve sua candidatura questionada junto à 25ª Zona Eleitoral de Picuí.
O partido alega que o pré-candidato teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União, o que o tornaria inelegível. Segundo o documento protocolado, as contas de Tota Guedes, referentes ao exercício de funções públicas, foram reprovadas no processo administrativo nº TC-025.797/2013-1, devido à constatação de irregularidades insanáveis, caracterizando improbidade administrativa. A decisão foi publicada em 5 de agosto de 2021, e não há mais recursos cabíveis, segundo o PDT.
Além disso, o PDT alega que o pré-candidato foi condenado em 2ª instância pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no processo nº 0803533-94.2017.4.05.8201, por práticas ilícitas previstas na Lei de Improbidade Administrativa. A condenação foi publicada em 15 de agosto de 2022, o que, segundo o PDT de Pedra Lavrada, o inabilita para o exercício dos direitos políticos, conforme a Lei Complementar nº 64/1990.
Diante desses fatos, o PDT de Pedra Lavrada solicita que a Justiça Eleitoral declare a inelegibilidade de Tota Guedes, impedindo sua candidatura à Prefeitura de Pedra Lavrada nas eleições de 2024. O pedido de impugnação será analisado pelo juiz eleitoral competente da 25ª eleitoral de Picuí, Anyfrancis Araújo da Silva, e o Ministério Público Eleitoral será notificado para se manifestar sobre o caso.
Em entrevista ao programa “A Boa Política” com Anderson Eliziário, em julho, o pré-candidato Tota Guedes confirmou sua candidatura nas eleições de 2024. Ao ser questionado sobre o assunto, ele destacou que, em todas as campanhas em que concorre, seus opositores sempre levantam a tese da sua inelegibilidade sem sucesso.
Confira um trecho da entrevista com Tota Guedes:
Confira o pedido do PDT:
A Boa Política